Dormir bem é fundamental para os bebês e crianças pequenas. Muitas vezes, nós pais ficamos preocupados com outros aspectos relacionados à saúde de nossos filhos, como a alimentação, e nos esquecemos (ou até mesmo não sabemos) de que o sono também possui papel essencial nessa questão. Vamos então conhecer os aspectos que fazem o sono ser tão importante.
Durante o sono são liberados hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo. Vamos listar alguns abaixo e explicar a função de cada um deles:
- Hormônio do crescimento (GH): além de ser responsável pelo crescimento do organismo (como o próprio nome dele já diz), também ajuda na manutenção do tônus muscular, evita o acúmulo de gordura e a fragilidade dos ossos, proporcionando mais disposição. Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante a fase do sono profundo. Então, tendo um sono de qualidade, a criança cresce e recupera as energias.
- Hormônio estimulador da tireoide (TSH): é responsável por controlar a atividade da glândula tireoide, que por sua vez, fabrica os hormônios T3 e T4.
O pico de liberação do TSH ocorre no início do sono, então crianças que apresentam dificuldade em adormecer podem ter alterações na liberação do TSH, com possíveis consequências na função da tireoide.
Sem os hormônios T3 e T4 nossa vida não seria possível. Eles estimulam o metabolismo de nossas células em todo nosso corpo, produzindo proteínas. A falta dessas proteínas podem causar câimbras, fraqueza muscular, diminuição de massa óssea e do crescimento de unhas e cabelo.
A falta do T3 e do T4 ou quantidade inadequada dos mesmos provoca lentidão física e cognitiva em nosso organismo, como diminuição do ritmo intestinal (intestino “preso”) e renal (fazemos pouco xixi), e falhas de memória e da fala.
- Leptina: proporciona a sensação de saciedade. A produção da leptina ocorre no tecido adiposo (nossas células de gordura) e se dá durante a noite (na fase do sono profundo) e nas primeiras horas da manhã. Sua função, como já mencionamos, é controlar o apetite e aumentar o gasto energético, auxiliando no metabolismo de glicose e gorduras. Se a criança não dorme bem, a liberação de leptina pode ficar prejudicada, podendo ocorrer um aumento do apetite, que por sua vez, pode ocasionar um problema de obesidade infantil.
Agora falando da importância do sono para o aprendizado: os fatos e tudo o que a criança aprendeu ao longo do dia são memorizados durante o sono. E a organização dessas informações na memória também acontece durante o sono.
Portanto, boas noites de sono contribuem para o bom desenvolvimento físico, mental e emocional dos pequenos. Sendo assim, cuidar do sono de nossos filhos é uma grande demonstração de amor por eles!
Até o nosso próximo encontro! Abraços.