Descrição
Por definição, os hidrolatos são “a água condensada coproduzida durante a destilação a vapor ou hidro destilação de material vegetal para fins aromaterapêuticos” – Suzanne Catty, autora do livro “Hydrosols: The Next Aromatherapy”.
Os hidrolatos são obtidos no momento da destilação das plantas para a obtenção de óleos essenciais – a fração de moléculas não solúveis em água (os óleos essenciais) é separada da fração solúvel em água (os hidrolatos). São conhecidos também como águas florais ou águas bioativas.
Crianças e pessoas sensíveis são os mais beneficiados pelos hidrolatos, pois na prática é uma água carregada de compostos ativos das plantas em concentração muito menor do que os óleos essenciais, mais suaves e seguros de usar.
No livro “Cuidando dos Filhos com Óleos Essenciais” da Daniely Festy, são normalmente recomendados para casos especiais como lavagem dos olhos e cuidados internos (ingestão) para alguns problemas dos pequenos.
Nome cientifico: Chamomilla recutita flower water
Origem: Brasil
Obtenção: Destilação à vapor das flores
Composição: Chamomilla recutita flower water, nisina | Hidrolato de Camomila Alemã (azul), nisina* (agente antimicrobiano natural certificado e seguro para a pele).
PROPRIEDADES NA AROMATERAPIA:
Excelente anti inflamatório que apresenta resultados efetivos em qualquer condição de pele irritada, rachaduras, queimaduras, eczema e psoríase.
Útil para coceiras alérgicas tanto na pele quanto nos olhos derivadas de rinite, sinusite, alergias alimentares.
Valioso em compressas para veias inchadas, hemorroidas e varizes.
Calmante muito recomendado para bebês na água do banho e produto indispensável para crianças nervosas que apresentam erupções na pele.
Recomendações:
– Conservar em local fresco e ao abrigo da luz e calor. Manter sob refrigeração para melhorar a sua conservação.
Validade: 2 anos.
Sobre o conservante utilizado: A Nisina é um conservante natural, alimentício, denominado como um polipeptídio produzido por cepas de Lactococcus lactis subsp. Lactis, é comumente usado como agente antimicrobiano na produção de queijos e requeijão e alimentos no geral.
Como especialistas em Aromaterapia, não incentivamos o uso de Hidrolatos comercializados sem nenhum tipo de conservante, devido à alta probabilidade de proliferação de fungos em bactérias em substâncias hidrofílicas (à base de água) como é o caso dos Hidrolatos, ainda que usemos a Nisina, procure manter o produto guardado sob refrigeração.
Avaliações
Não há avaliações ainda.