contato:  falecom@bellemam.com.br ou no nosso

contato whatsapp
Blog da Belle Mam
Como a aromaterapia tem mudado a rotina com meus filhos

Hoje percebo que o aroma sempre esteve presente em nossas vidas, desde os óleos para evitar estrias, as roupinhas dos bebês, o cheirinho de vernix e o aroma da vida quando pari eles. É algo marcante e inesquecível, que memória boa, que lembrança linda… Assim, eu e meus filhos, desde sempre, mesmo sem perceber, estamos criando memórias olfativas. Curioso, não é?

 

Ao perceber isso, sinto-me privilegiada por poder conhecer os óleos essenciais e utilizá-los de forma sábia com meus filhos. Quanta memória olfativa isso nos trará! Mas sabe o que mais me motiva? É a qualidade, o fortalecimento e a leveza que estou proporcionando a eles nesta fase da primeira infância, na qual sabemos que existem inúmeros processos de maturidade do organismo, como cólicas, dentição, erupções na pele, ansiedades, sono e doenças respiratórias, especialmente.

 

A aromaterapia mudou nossa rotina a partir do momento em que comecei a usá-la para amenizar as cólicas com camomila, e ter tranquilidade ao passar por esses processos com a lavanda. Mudou as crises de infecções repetidas (inclusive com suspeita de asma) do João com o Tea tree, mudou dias ou horas de estresse em momentos de paciência, reflexão e tolerância com óleos essenciais de lavanda e laranja doce, e mudou ainda o nível de maturidade do João com a chegada da irmã com o óleo de anis estrelado. Diminuiu muito o uso de medicamentos alopáticos e zerou a necessidade de antibióticos para eles. João usou pela última vez há quase dois anos e Maju não precisou, graças a Deus, mesmo com o irmão que frequenta a escola.

 

E mesmo quando uma gripe insiste em pegar, ela vem mais leve ou vem e logo se intimida e começa a entender que ali não tem espaço para ela. Já precisei ir sim ao médico algumas vezes, pois não estava conseguindo zerar um nariz escorrendo ou uma febre persistente por dias, mas graças a Deus o médico sempre avaliou e disse que era algo que precisávamos tratar, mas não havia nada demais. Acredito ser viral ou o organismo é muito forte para estar com aspecto geral bom assim. E qual a resposta? Não tenho certeza, nem o médico tem, mas de uma coisa eu sei, Deus é incrível e tudo que ele faz é perfeito. Ele nos auxilia e nos dá sabedoria, ele também nos oferece a cura através da natureza e fortalece nosso organismo, e os óleos essenciais extraídos das plantas oferecem isso.

 

As crianças são as principais beneficiadas com o uso dos óleos essenciais. Aprendi que eles são eficazes contra as doenças e delicados com o organismo. Aprendi primeiro na prática e hoje, como estudante de aromaterapia, estou conhecendo a teoria dessa terapia milenar que sempre se mostrou tão poderosa. Aprendi também que não é necessário acreditar que os óleos essenciais funcionarão, basta se permitir usá-los para ver que funcionam.

 

Aqui estão algumas orientações, uma “farmacinha” e indicações de uso dessas gotas poderosas:

Dicas e Receitas para cuidar dos filhos com óleos essenciais – Natália Lemos

 

Farmacinha de Primeiros Socorros com alguns Óleos Essenciais:

OE de Camomila Romana e Alemã: calmante, aplaca a febre.

OE de Lavanda: age contra o estresse, dor de cabeça e insônia. Antisséptico, é eficaz no tratamento de cortes, ferimentos e queimaduras leves.

OE de Melaleuca Tea tree: fungicida, bactericida e estimulante da imunidade.

OE de Erva Baleeira, Olíbano, Eucalipto Radiata: alivia problemas respiratórios, descongestionante.OE Limão Thaiti ou Siciliano: é estimulante, atua sobre o aparelho respiratório e auxilia na digestão.

 

Dica de Livro:

  • “Cuidado dos Filhos com Óleos Essenciais” – Daniely Festy

Receitas:

Cólicas em Recém-Nascidos: Dilua 1 gota de Óleo Essencial de Lavanda Francesa ou Camomila Romana em 20 ml de Óleo Vegetal (amêndoa, coco, semente de uva). Faça massagens de 5 a 15 minutos ao notar desconforto abdominal. Junto com uma bolsa térmica de sementes, é perfeito.

Produto pronto: Tônico Natural Gotas de Delicadeza da Pura Chuva

Sono: Pingue 5 gotas de Camomila ou Lavanda no difusor elétrico para um quarto pequeno do bebê. Ou dissolva 2 gotas de óleo essencial de lavanda em um copo com leite em pó ou mel e coloque na água do banho.

Produto pronto: Pomada e Tônico Natural Gotas de Delicadeza da Pura Chuva

Fortalecimento da Imunidade: 5 Gotas de Tea Tree durante o período de viroses no difusor. 2 gotas de Tea Tree, 2 gotas de Limão Siciliano e 2 gotas de Lavanda como prevenção para crianças que precisam desse estímulo.

Produto pronto: Pomada Gotas de Conforto da Pura Chuva

 

 

 

Obs.: É importante que haja acompanhamento médico dependendo da gravidade da doença. A aromaterapia é uma terapia complementar poderosa, desde que saibamos usá-la com bom senso.

Mais por

Categorias

bm-logo
Copyright Bellemam - CNPJ: 28.721.499/0001-45 © Todos os direitos reservados. 2023